Tenha sucesso na sua prova de títulos em um concurso

30/08/2021

Como ter sucesso na sua prova de títulos em um concurso público? Pois é, a dica para entrar na carreira pública ainda é muito utilizada e de retrógrada não tem nada. Isso porque, como você deve saber, ser funcionário público dá muito mais estabilidade. Em alguns casos, há sim vagas temporárias. Mas mesmo assim, quando bem selecionada, ela pode dar o retorno financeiro suficiente para iniciar um novo projeto, por exemplo. 

E é fato que na maior parte dos casos, a vaga tem um prazo — é o chamado “estágio probatório”, que costuma ser de 3 anos, para então a estabilidade vir, de fato. A partir do momento que o funcionário público está no cargo efetivo, ele dificilmente é exonerado — ao contrário do que ocorre em empresas privadas, é preciso abrir um processo administrativo caso o superior afaste e peça o desligamento do concursado de sua função. 

Continue a leitura para saber como você pode sair na frente na grande concorrência que é um concurso público! 

Por que fazer um plano de carreira?

Construir um plano de carreira, pode assegurar mais a tão desejada estabilidade financeira. Afinal, ela é quem vai deixar os sonhos virarem realidade. E fazer esse levantamento de o que deve-se fazer para alcançar patamares maiores na carreira, muitas vezes. 

A busca por estabilidade, contrasta com a instabilidade que assola o nosso país há muito tempo. Com um amanhã cada vez mais incerto, economicamente falando, e com crises que atingem muitas empresas privadas — e por isso, a falta de segurança do emprego —, os cargos públicos acabam sendo uma espécie de salvação para garantir uma economia doméstica saudável. 

Como uma pós-graduação pode ajudar? 

No setor privado, um profissional que fique somente com a graduação e com alguns cursos extras, não supre mais as necessidades do mercado de trabalho. Isso porque a competição com esse público já é gigante, mas, além disso, há ainda metas cada vez maiores e valorização de construção de carreira. Uma especialização faz uma grande diferença nesse quesito.

Uma pós-graduação também é uma excelente opção para, em algum momento da carreira, o profissional optar por prestar concurso público. Isso porque as vagas podem ter uma concorrência muito maior do que as empresas privadas, e um certificado pode ser a chave para sair na frente e conquistar a posição tão desejada, podendo ganhar um salário muito melhor. 

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Como funciona a Prova de Títulos em um concurso? 

A prova de títulos é justamente a comprovação dos candidatos aprovados, para provarem que estão em dia com as titulações que se candidatam. Imagine se candidatar para uma vaga de ensino superior mas não ter ainda em mãos o diploma e certificados que provem isso a tempo da apresentação dessas titulações? É desclassificação na certa!

Por isso, é preciso garantir que está com o certificado de pós-graduação em mãos antes da prova de títulos em um concurso público que exige essa especialização. 

Assim, a prova de títulos serve para um desempate entre os candidatos que passaram para a mesma vaga com a mesma pontuação. Vai levar a vaga aquele que mostrar mais qualificação para desempenhar as funções exigidas. 

Qual pós-graduação escolher? 

Para escolher uma pós-graduação, é preciso levar em consideração as suas habilidades pessoais e vontade de se aprofundar em um ramo da sua área de formação que desperte realmente o seu interesse no trabalho prático com ela. 

Também é preciso considerar as oportunidades do mercado para essa especialização. Felizmente, em um país grande como o Brasil, temos diversas vagas em todas as áreas! 

E atenção: o tempo para a conclusão do curso deve ser levado em consideração na hora de escolher uma pós-graduação. Afinal, se você precisa ter em mãos a comprovação do seu conhecimento, na hora da prova de títulos, precisa de um curso intensivo! 

A escolha de uma boa e confiável instituição é também primordial para que a certificação de pós-graduação seja feita. Sem o reconhecimento do MEC, os títulos não são aceitos para a ocupação da vaga. 

Mas além do registro MEC, a nota da instituição pelo Ministério da Educação também é relevante. A UniBF por exemplo, tem nota 4, de 5, pelo MEC. 

Escolhendo fazer uma pós-graduação com a UniBF, você ganha destaque na prova de títulos em um concurso por ter feito um curso intensivo, com conhecimentos diretos e com um certificado para comprovar isso. 

E aí, tem interesse em enriquecer sua pontuação em concurso público e mudar sua vida financeira? 

Então faça sua pré-inscrição aqui! 

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.