Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Já pensou sobre um aumento salarial?

21 de julho de 2021

ilustracao

Um aumento salarial é para todo tipo de profissional — novos ou com a carreira já consolidada. Isso porque a progressão, tanto na carreira quanto nos rendimentos, deve ser pensada, roteirizada e colocada em prática.

Um salário melhor é uma das formas que as pessoas encontram para, além de suprir suas necessidades financeiras, sentir-se satisfeita com a sua dedicação de longas horas para o funcionamento da empresa. 

Segundo uma pesquisa do Lugares Incríveis para Trabalhar, 27% dos pedidos de demissão são por funcionários que se queixam de falta de reconhecimento no trabalho e 31% escolhem o fato de fazer carreira na empresa, como algo diretamente ligado à sua realização. 

Obviamente, não basta querer, pois é necessário convencer a empresa de que essa demanda é justa, e isso só é possível quando se entrega resultados.

Veja os 11 passos de como pedir um aumento salarial

1. Prepare seus argumentos

O primeiro passo para pedir um aumento de salário na empresa, é preparar seus argumentos, ou seja, listar os pontos positivos de sua atuação junto à organização, bem como ter de fato uma participação relevante em projetos vencedores. 

Para ajudar, faça em casa uma lista dos motivos pelos quais você acredita que precisa de um aumento salarial. E reflita sobre cada um deles. 

2. Reavalie seu desempenho

Na sequência, o segundo passo é reavaliar seu desempenho, o que significa,que você precisa levantar os prós e contras antes de pedir para conversar com seu gestor, pois ele certamente fará isso, e se você não fizer o dever de casa, o resultado pode não ser favorável. 

Assim como no primeiro passo, reavaliar seu desempenho, também faz parte de se colocar no lugar do seu empregador. Ele precisa que haja motivos mais que suficientes, baseado no que você já entregou de melhorias para a empresa. 

3. Prepare-se para novas responsabilidades 

O terceiro passo está ligado ao segundo e diz respeito a assumir uma nova responsabilidade dentro da organização, principalmente se você chegou à conclusão de que tem mais contras do que prós, ou está em meio a meio.

Assim, você consegue abraçar mais projetos e aumentar seus resultados, desde que esse “abraço” seja coerente, com real possibilidade de entrega. Muitas vezes, um aumento salarial é acompanhado como resultado de uma promoção. E com isso, vem mais tarefas. 

4. Tenha foco na empresa

O quarto passo às vezes é esquecido por muita gente e trata de manter o foco na empresa. Isso porque algumas pessoas pretendem solicitar aumento salarial com o argumento de que está sendo visado pela concorrência

Mesmo que isso seja verdade, nem sempre a empresa vê com bons olhos. Lembre-se que você tem acesso a informações internas e a organização pode avaliar tal postura como um risco à companhia. 

Além disso, isso pode gerar um clima chato na empresa, onde você se apresenta como uma espécie de ameaça e pode se  mostrar insatisfeito com a empresa, dependendo muito de um valor financeiro para ficar. Alguns gestores podem interpretar errado e entenderem que você não está “vestindo a camisa” da empresa. 

5. Atente-se ao momento certo

Você precisa descobrir o momento certo para pedir um aumento de salário. Períodos de estresse corporativo, como época de divulgação de balanço ou em meio a uma negociação importante pode não ser o melhor momento. Espere ocasiões menos turbulentas e tente sentir o clima organizacional da empresa, bem como o dos gestores.

6. Abandone o imediatismo 

Você deve se mostrar disposto, animado, encarando o que vier como resposta com bom ânimo para, assim, não criar uma expectativa e imediatismo por parte da companhia de que a relação empresa-empregado vai azedar.

Isso porque, via de regra, dificilmente a organização diz sim na hora, mas pede uns dias para discutir o assunto com outros gerentes e também com o RH. Então, vá sem esperar um sim na hora, e disposto a aguardar a posição da empresa em relação ao seu salário. 

7. Entenda seu posicionamento de mercado

O seu posicionamento de mercado compreende em saber, por exemplo, a diferença entre Pleno e Sênior. Para você escalar profissionalmente, deve, no mínimo, conhecer como o mercado organiza a hierarquia para sua área de atuação. 

Se você é um profissional Júnior, por exemplo, não adianta querer pular para Sênior em termos de responsabilidades e salários. Se você for bom o suficiente para isso, a própria empresa vai alavancar a sua carreira

De igual modo, se você é Pleno, mas está tendo dificuldades em reportar resultados, se dirigir ao gestor para solicitar o que quer que seja pode ser um erro.

8. Tenha titulações

Se você pensa em um aumento salarial, precisa estar ciente que as titulações contribuem com isso. Um dos caminhos mais tradicionais para escalar profissionalmente é fazendo uma pós-graduação, um MBA, um curso de extensão ou adquirindo um conhecimento específico, totalmente aplicado à empresa onde você atua, de maneira que esta venha direcionar a você novas responsabilidades, já que você se tornou um profissional ainda mais qualificado. 

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

9. Reavalie se você tem medo paralisante 

Muitos profissionais têm certificados de cursos de especialização, têm bons resultados para a empresa, estão felizes com o ambiente de trabalho e as tarefas e mesmo assim, não pedem um aumento e se veem com um medo paralisante de fazer isso. 

Isso acontece por uma ansiedade em pensar em diferentes cenários precipitados e se sentir com medo de causar algum clima desconfortável e ser mal interpretado pelos gestores. Ora, se um profissional é bem qualificado, apresenta resultados satisfatórios, tem uma posição de mercado requisitada e está há algum tempo na empresa, por que esse colaborador não mereceria um aumento ou promoção? E, acima disso: por que ao menos não tentar? 

Se você tem esse medo paralisante e ele é constante na sua vida, é mais que hora de rever como ele está travando a sua vida profissional e o seu crescimento! 

10. Respeite os limites 

Você aprendeu que deve vencer a timidez paralisante mas isso não significa que você ganhou uma licença para ultrapassar barreiras sociais e limites profissionais. Por isso você deve seguir este passo a passo à risca, pois as primeiras dicas te ensinam a implementar um roteiro, bem como sentir o clima da empresa e dos gestores. 

11. Tenha inteligência emocional 

Assim como anteriormente falamos da importância de se colocar no lugar do empregador, é necessário que, ao ouvir um não ao pedido de aumento salarial, ou ao ficar sem resposta por algumas semanas, você saiba lidar com isso de maneira madura. Isto é, sem ficar ressentido ou desanimado com a empresa e o trabalho, de forma imediata. Use como um combustível para apresentar mais resultados ainda. 

Ao não receber um aumento salarial após o seu pedido, não significa que ele nunca acontecerá. Ou ainda, que você se tornou alguém que a empresa pensa em desligar por parecer insatisfeito — lembre-se do item sobre o medo paralisante! 

Se você deseja um aumento salarial, já viu que precisa se preparar bem antes de pedir um. Para ajudar, lembre-se que a UniBF tem mais de 1.200 cursos que com certeza ajudarão a aumentar sua renda, seja na empresa que você já trabalha, em outra, ou mesmo passando em um concurso público.

A partir do momento em que você começa a enriquecer seu know how, um mundo de possibilidades se abre.

Vamos conversar sobre a melhor especialização para você? 

Fale com um consultor.