MBA: Especialização que alavanca a sua carreira

04/06/2021

Quem faz um MBA está dizendo ao mercado que tem pretensão de acessar um cargo de média ou alta gerência. Isso porque o Master in Business Administration é uma formação diferenciada, mais voltada para o ambiente corporativo, ou seja, de gestão. Ele reúne conhecimentos acerca de conceitos e técnicas que podem ser de grande valia no dia a dia da organização de maneira geral.

Na prática, significa dizer que com apoio do MBA, o profissional poderá desenvolver uma visão holística do negócio. Por conta disso, muitas organizações incentivam e até mantém parcerias com instituições de ensino de maneira a indicar um de seus funcionários para um MBA.

Entretanto, mais do que esperar uma oportunidade da empresa, o profissional do mundo contemporâneo é aquele que cria as próprias oportunidades.

Outro ponto interessante do MBA é que sua duração costuma ser variável e, na maioria das vezes, se constitui de dois a quatro períodos.

As vantagens do MBA

Das vantagens que ele usualmente oferece a quem o acessa, dá para listar algumas, como a possiblidade de resultar em um aumento salarial. E existem números que comprovam isso: dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, ter um título de pós-graduação pode gerar um aumento salarial de até 53,7%.

Outro fator decisivo para fazer um MBA é a valorização do currículo. Isto porque o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Assim, destaca-se quem possui capacitação técnica aliada a competências comportamentais.

Também porque quem quer crescer pode fazê-lo por meio de uma rede de relacionamento bem estruturada, o chamado networking. E, no MBA, o profissional vai se atualizar sobre as movimentações do mercado de trabalho e, assim, ficar sabendo das melhores oportunidades.

E os benefícios de um MBA não param por aí. Quem opta por esta modalidade se tornará um futuro especialista. Trata-se de alguém com bom nível de domínio técnico sobre um determinado assunto.

Também ajuda no marketing pessoal. Esta é uma prática bastante recomendada para quem quer se destacar no mercado. São ações de projeção pessoal, nas redes, no currículo e outros canais, que impulsionam o profissional.

Outro ponto que precisa ser elencado é a capacitação prática. Mais do que qualquer outro curso de formação, esse tipo de especialização é um dos mais amplos quando se trata de unir conceito e prática.

Há quem inclua na lista de vantagens de cursar um MBA a questão de que ele pode ser estudado por profissionais de qualquer área de formação.

E o que dizer das facilidades implementadas pela modalidade EaD (Ensino a Distância). De fato, a tecnologia veio para somar e, hoje, quem quer se qualificar, estudar e crescer não tem mais desculpas para isso. É só clicar e entrar!

Cresce a especialização no Brasil

Um levantamento realizado pelo Instituto Semesp mostrou que nos últimos quatro anos o número de matriculados em cursos de especialização lato sensu e MBA cresceu 74%, saltando de 683 mil alunos para quase 1,2 milhão. O estudo é de março de 2020.

A instituição que promoveu a pesquisa elencou que os bons resultados da pós-graduação são surpreendentes, especialmente quando comparados com os números da graduação. Enquanto as matrículas nesta modalidade cresceram apenas 1,9% em 2018 em comparação com 2017, na pós o aumento foi de 21%.

A revelação dos números também mostrou uma mudança no comportamento dos brasileiros frente à crise econômica. Eles estão apostando mais na formação continuada para se manter competitivos no mercado de trabalho, tal como a população dos países desenvolvidos.

Ainda de acordo com o Instituto, a maioria das pessoas matriculadas em programas de especialização e MBA tem entre 25 e 34 anos. Porém, houve um aumento da participação de pessoas acima de 35 anos. Em 2016, a faixa de 35 a 39 anos representava 16,6% do total; em 2019, ela subiu para 17,6%. No grupo de 40 a 44 anos, houve um salto de 9,8% para 11,9%.

Os tipos de MBA da UniBF

O MBA é um curso que, apesar de voltado para a gestão, é também mais especializado em outras áreas dentro da empresa, que podem ter relação com a graduação já feita.

Confira algumas das várias opções que você pode fazer na UniBF:

O MBA também é extremamente útil para quem tem uma pegada mais empreendedora, pois oferece recursos que podem auxiliar no desafio de administrar um negócio próprio. Para quem pretende abrir sua própria empresa, uma especialização em MBA apenas vai trazer mais peso sobre o gerenciamento de todos os processos, fazendo assim, a alta possibilidade de o empreendimento ser sucesso desde o início.

Você já pensou em fazer um MBA?

Fale conosco!

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.