Entenda a formação pedagógica R2

15/07/2021

Você conhece a formação pedagógica R2? Ela é um projeto do MEC para facilitar a demanda por docentes que acontece para o Ensino Fundamental e Médio no Brasil. E, para facilitar mais ainda na formação desses profissionais, há como fazer essa formação por EAD. 

Logo, a formação pedagógica R2 é um curso voltado àqueles que já possuem uma graduação, mas precisam de licenciatura para atuar como docente, ou de uma formação na matéria que desejam lecionar.

A novidade possibilita que pessoas que já tenham um diploma de graduação bacharel ou tecnólogo possam, por meio do R2, se tornar professor.

Entretanto, se seu diploma é licenciatura, aí nesse caso o mais recomendado é que você busque uma segunda licenciatura para, assim, ampliar seu campo de atuação. Desta maneira você pode, por exemplo, ser professor de História (1ª licenciatura) e Geografia (2ª).

Lembre-se que o mundo está mudando e as oportunidades profissionais estão aí para quem quiser abraçá-las, e elas vêm acompanhadas da possibilidade de se obter uma vida melhor, com mais renda e um futuro mais estável. Mas é preciso seguir a cartilha do MEC.

E, pra te ajudar, a UniBF vai destrinchar tudo acerca da formação pedagógica R2. 

Formação Pedagógica R2 EaD

De acordo com o Ministério da Educação, a formação EaD pedagógica para graduação a partir de 6 meses foi criada em caráter de urgência para, por meio dela, acelerar o processo de formação de docentes, que está em falta no Brasil.

Assim, conforme a pasta, o curso de formação pedagógica para graduados não licenciados — ou R2, nome que faz referência à Resolução Nº2 —,é destinado a pessoas que tenham concluído cursos nos graus bacharelado e tecnológico.

Segundo o MEC, essa nova formação tem como objetivo habilitar esse profissional para dar aulas para o Ensino Fundamental e Médio na área do conhecimento de sua primeira formação.

Ou seja, se o interessado for bacharel em Engenharia Civil, por exemplo, ele poderá cursar R2 em Matemática e atuar como professor do Ensino Básico em escolas regulares.

O MEC afirma também que o curso possui duração menor que a licenciatura regular, com 760 horas, sendo que 400 horas são destinadas ao estágio supervisionado.

E frisou: “ao contrário da segunda licenciatura, no R2 estuda-se apenas as disciplinas pedagógicas, como didática, psicologia da educação e metodologias de ensino”.

Por fim, esclareceu que tanto a licenciatura, quanto a segunda licenciatura e o R2 disponibilizam o diploma após a conclusão do curso e, portanto, possuem validade em todo o país, desde que a graduação seja autorizada e reconhecida pelo MEC.

Legal né! Bora fazer R2?

O curso de formação pedagógica R2 na UniBF

A UniBF já possui cursos voltados para o R2 e, desta forma, você já pode acessar, se inscrever e dar um “up” na sua carreira.

E o mais interessante é que o ambiente é 100% online, ou seja, você é quem determina quando e onde estudar. E também, por quanto tempo. Ou seja, se for da sua disponibilidade e tempo, pode ficar no ambiente virtual por quantas horas por dia quiser. Um aprendizado totalmente intensivo! 

Isso porque você terá acesso ao nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e lá dentro vai dispor de:

  • Videoaulas; 
  • Livro-base; 
  • Material de apoio;
  • Caderno de exercícios.

Cabe ressaltar que você terá sempre um profissional à sua disposição e poderá recorrer a ele por diversos meios, como e-mail, whatsapp e chat. Outras ferramentas de atendimento estão sendo implementadas para facilitar ainda mais os seus estudos.

O mercado de trabalho

Depois de formado, você poderá atuar como professor de uma área específica ou desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas. Essa atuação será nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal. São alguns exemplos: 

  • Ensino Fundamental II; 
  • Ensino Médio; 
  • Educação de Jovens e Adultos; 
  • Educação Profissionalizante; 
  • Educação Inclusiva e a Distância. 

Lembre-se que o MEC implementou o R2 por haver um gargalo de professores no país, ou seja, falta profissionais e isto implica em muitas oportunidades para quem está em busca da estabilidade financeira.

Na prática, significa dizer que se trata de um mercado extremamente aquecido, onde não há desemprego, e quem acessa tem direito a progressão de carreira, ou seja, reajuste de salário, cargos e funções.

A formação pedagógica R2 EaD está revolucionando o segmento educacional e impactando o mercado de trabalho. No Brasil, a carreira como profissional da educação fica em constante expansão e editais de concursos públicos e seletivos especiais são publicados com frequência. 

Lembre-se que o mundo está mudando e as oportunidades profissionais estão aí para quem quiser abraçá-las, e elas vêm acompanhadas da possibilidade de se obter uma vida melhor, com mais renda e um futuro mais estável.

E aí, gostou? Então, mais abaixo tem o formulário de inscrição. Te vejo em sala de aula. Até lá!

Faça agora sua pré-inscrição

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.