Segunda licenciatura vale para concurso?

03/12/2020

O curso de segunda licenciatura é um dos caminhos da educação continuada. Portanto, sua duração é reduzida e o objetivo é o aumento do campo de atuação do professor, que pode lecionar áreas diversificadas.

No Brasil, essa modalidade foi criada pelo Ministério da Educação (MEC), para em seguida ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação, por meio da resolução n°2 CNE/CP, em 2015. A partir daí, diversas instituições desenvolveram os cursos de segunda licenciatura, em campos de estudo variados.

De fato, na carreira de professor, torna-se indispensável a boa preparação e a obtenção de conhecimentos cada vez mais atualizados, tendo em vista que é necessária uma diferenciação para alcançar boas posições no mercado. 

Em relação à carreira pública, isso é ainda mais difícil, já que a competição é maior; por isso, cabe ao profissional dar continuidade aos estudos, para que conquiste o cargo que deseja, no melhor ambiente de trabalho possível.

Neste sentido, uma das dúvidas mais frequentes entre os professores que desejam ampliar sua área de atuação é: “a segunda licenciatura vale para concurso?” é isso que vamos te responder neste conteúdo. Acompanhe com a gente!

Segunda  Graduação

O que é a segunda licenciatura?

A segunda licenciatura é um tipo de graduação direcionada aos profissionais que já são licenciados em algum curso. Ou seja, para realizá-la, é necessário um diploma anterior em mãos – na categoria de licenciatura também.

Para os professores do ensino básico e do ensino médio que desejam diversificar as áreas do conhecimento as quais lecionam, a segunda licenciatura é a alternativa mais recomendada, já que dependendo do curso escolhido, há a possibilidade de, na mesma instituição, lecionar duas matérias que possuem uma base em comum, como: história e geografia, sociologia e filosofia, matemática e física, por exemplo.

Em contrapartida, em relação aos graduados – mas que ainda não atuam em sala de aula – esse programa especial de formação também é recomendado e pode ser realizado normalmente.

Os cursos de segunda licenciatura estão contidos desde o campo da história, geografia, língua portuguesa, matemática, música, ciências sociais, biologia, filosofia e artes, sem contar que essa capacitação também é válida para as primeiras séries do ensino fundamental.

Portanto, se um professor de língua portuguesa do ensino básico, por exemplo, desejar ampliar a sua docência para o campo das ciências sociais também, a sua grade curricular não conterá as matérias em comum ao curso anteriormente realizado, tornando assim a formação muito mais rápida e eficiente.

#4 vantagens da segunda licenciatura

Agora que você já sabe o que é o curso de segunda licenciatura, bem como qual o perfil profissional que pode realizá-lo, vamos te mostrar quais são os principais benefícios dessa modalidade de ensino. 

Separamos os 4 benefícios que possuem maior peso. Confira!

#1 Curta duração

A primeira vantagem é o período de duração dos cursos de segunda licenciatura, que duram em média 1 ano a 1,5 ano, sendo a carga horária de, em média, 800 a 1200 horas.

Como as disciplinas em comum à primeira licenciatura são validadas, não é necessário que o curso todo seja realizado, por isso a carga de horas é reduzida.

Por conta dessa agilidade, você diversifica suas funções e se difere no mercado de trabalho ainda antes, garantindo assim os melhores cargos!

Além disso, como a maioria das segundas licenciaturas são à distância, vale lembrar que os cursos EaD são naturalmente mais rápidos do que os presenciais, facilitando assim o seu acesso às aulas e flexibilizando o horário de estudo, já que pode-se estudar onde quiser e no horário que se encaixar à rotina.

#2 Currículo otimizado

A experiência de trabalho é fundamental para a conquista de boas vagas, e principalmente, para alcançar vantagem competitiva.

Dessa forma, por possuir mais do que um título de licenciatura, suas chances de subir na carreira são ainda maiores, principalmente se a candidatura para a vaga em questão for por meio de um concurso público.

Em alguns concursos públicos, a fase da prova de títulos é o que pode impedir que você seja bem sucedido, já que o número – e a qualidade – de formações, cursos e experiências são decisivos no processo de seleção.

Sendo assim, quanto mais otimizado o seu currículo, melhor!

#3 Área profissional atualizada

Um bom profissional precisa estar bem atualizado, em especial se sua função é lecionar.

Como o mundo está em constante transformação e avanço, marcado pelo surgimento de novas tecnologias e pelo crescimento de tendências, é essencial que o seu conhecimento acompanhe todas essas mudanças.

A segunda licenciatura é um meio para atualizar as suas informações e expandir o campo de estudos, bem como melhorar a metodologia de ensino. 

Atualmente, a demanda por professores que possuem um método diferenciado e dinâmico, além de conterem um perfil flexível às mudanças e às situações atípicas, como as aulas virtualizadas por conta da pandemia, por exemplo, é bastante elevada.

Por isso, atualizar-se é realmente uma necessidade. Se o seu conhecimento e metodologia estiver “parado no tempo”, suas chances são nada favoráveis.

#4 Melhor custo-benefício

Os cursos de segunda licenciatura são muito mais acessíveis financeiramente.

Enquanto a mensalidade das graduações é na maioria das vezes, bastante alta, o valor mensal de uma segunda graduação é ainda menor que a metade do custo da primeira.

Além do mais, a UniBF está oferecendo uma promoção para essa modalidade, e o investimento para realizar os cursos está consideravelmente reduzido. Vale a pena conferir!

Qual a diferença entre segunda graduação e segunda licenciatura?

Outro questionamento acerca desse assunto diz respeito à diferença entre a segunda graduação e a segunda licenciatura.

De modo geral, o conceito de “graduação” está relacionado a todo e qualquer tipo de curso do ensino superior, isto é, podendo ser tanto uma licenciatura, quanto um bacharelado ou tecnólogo.

Assim, a segunda graduação trata-se de um segundo curso superior, seja ele de qualquer modalidade.

No caso da segunda licenciatura, o segundo curso escolhido deve ser obrigatoriamente uma licenciatura também, já que o objetivo final é a atuação como professor em diferentes áreas, lecionando diversas matérias.

Afinal, segunda licenciatura vale para concurso?

Para finalizar, vamos retornar ao questionamento trazido no início desse texto.

“Segunda licenciatura vale para concurso?”

Em resumo, sua resposta é sim, vale! De acordo com o MEC e inclusive contido na resolução que regulamentou essa formação especial, a segunda licenciatura é considerada um título formal e oficial, válido para o currículo e para a prova de títulos também.

Portanto, a segunda licenciatura vale para concurso público, caso você deseje ingressar na carreira pública e lecionar em instituições, organizações e escolas públicas.

Estude na UniBF

Na UniBF, os cursos de segunda licenciatura são reconhecidos pelo Ministério da Educação, e a instituição é muito bem conceituada, com nota 4.

Ademais, os cursos são completamente online e asseguram uma formação eficiente e direcionada, ideal para quem quer saltar para uma carreira de sucesso o quanto antes.

Dentre os cursos que oferecemos, estão: 

Nosso método de ensino conta com videoaulas enriquecedoras, diversos simulados online, questionários, tutoria educacional disponível e uma biblioteca virtual completa para você.

Se alguma dúvida permaneceu, entre em contato com um dos nossos consultores e esclareça o que precisa saber! Será um prazer te auxiliar a trilhar um caminho de realizações e conquistas!

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram. Conheça também os cursos de Pós graduação.

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.