Pós-graduação em gestão de pessoas: confira 7 cursos

25/08/2021

Pós-graduação em gestão de pessoas. Por que é tão importante, mesmo em um mundo cada vez mais digital? Você já pensou sobre isso? Pois é, apesar de nossas interações diárias estarem mais automatizadas, não significa que o contato humano tenha perdido sua importância. Pelo contrário: saber lidar com outras pessoas é um talento que deve ser cultivado em quem tem essa vontade. É para isso que existe a carreira de gestão de pessoas. 

Por isso, separamos seis opções de pós-graduação que tem tudo a ver com quem quer trabalhar com a gestão de pessoas. Embora possam parecer similares, cada um desses cursos explora um aspecto diferente da carreira.

Afinal, lidar com pessoas não é para qualquer um. Apesar de não ser um dom que se nasce tendo, há quem tenha mais facilidade com essa área. E, para isso, existem várias opções de curso, que servem como uma forma de aprimorar esse talento. 

Acompanhe com a gente essas 6 opções de pós-graduação em gestão de pessoas.

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Administração!

1. Administração de recursos humanos

Geralmente quem segue a carreira de gestão de pessoas é quem já tem formação em recursos humanos. Embora não seja uma regra, é o mais comum. Para esses profissionais, indicamos a pós em administração de recursos humanos.

Nesse curso, explora-se a diversidade das estruturas organizacionais das empresas pelo mundo. Além disso, o aluno também estuda sobre análise de cargos, perfis, salários e formas de reconhecimento. De modo geral, é uma análise mais aprofundada sobre o ambiente empresarial.

2. MBA Executivo em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Gerencial e Coaching

Geralmente quem segue a carreira de gestão de pessoas é quem já tem formação em recursos humanos. Embora não seja uma regra, é o mais comum. Para esses profissionais, indicamos um MBA executivo como esse. Por ser bem abrangente, o aluno acaba aprendendo sobre diversos assuntos e se prepara para o mercado com qualidade!

Nesse curso, explora-se a visão crítica e a produtividade de uma equipe. Tudo isso desenvolvendo, também, a liderança, uma habilidade primordial, pedida, admirada e valorizada em empresas atualmente. 

3. Gestão estratégica de pessoas

Para este curso, a palavra-chave é planejamento. Tudo na vida é planejado. Inclusive, e principalmente, no âmbito profissional. 

Esse é o objetivo da pós em gestão estratégica de pessoas. Identificar talentos, estudar sobre planos de carreira, gerenciar colaboradores… São várias as funções do profissional dessa área.

4. Gestão de pessoas e liderança

Embora muitas pessoas acreditem que a liderança é um talento nato, nem sempre é assim. Mesmo para quem já tem um dom natural de estar à frente de projetos e equipes, estudar é muito importante. E a pós em gestão de pessoas e liderança serve justamente para isso.

Com esse curso, o profissional vai aprender a liderar equipes e projetos com excelência. Isso porque um gestor precisa estar atualizado e por dentro das mudanças constantes que o ambiente de trabalho proporciona. Além disso, trabalhar em empresas diferentes é se deparar com culturas diferentes também. E a pós prepara o aluno para essas situações. 

5. Pós-graduação em gestão de pessoas e retenção de talentos

Sim, saber gerenciar os profissionais de uma empresa e os talentos do mercado não é uma tarefa simples. Afinal, é necessário levar os interesses de ambos os lados em consideração.

Os tempos mudaram e encontrar bons profissionais já não é a coisa mais fácil do mundo. Entender quais requisitos são necessários para uma vaga e quem se encaixa nela requer, também, um talento.

Esse é o objetivo da pós em gestão e retenção de talentos. Preparar o profissional de gestão ou de recursos humanos para transformar a empresa em uma grande incubadora de bons profissionais, que de fato se desenvolvam ali dentro, elevando suas carreiras, o valor para a empresa e evitando o turnover — que é a rotatividade de pessoal, algo que chega a manchar a imagem de uma empresa. 

6. Gestão da psicologia organizacional

Este MBA aborda questões da psicologia organizacional, que é muito importante no ambiente de trabalho. Afinal, que gestor não precisa ser um pouco psicólogo também? Ao lidar com pessoas, estamos falando de vidas que mudam constantemente. Um dia o colaborador pode estar bem, e no outro não. 

Dessa forma, o papel da gestão de pessoas é entender essas oscilações e lidar com elas da melhor forma possível. Desenvolver inteligência emocional deve ser uma tarefa obrigatória para auxiliar nessa gestão. De modo geral, um colaborador satisfeito e feliz produz muito melhor. 

7. Coaching

Por último, mas não menos importante, temos o papel do Coach. Embora a profissão tenha sido ridicularizada na internet nos últimos tempos — pois muitos dizem ocupar o papel de coach, mas não tem formação alguma no campo para comprovar o que prega — é uma carreira promissora. 

Todos temos dúvidas de como seguir em frente em algum momento na vida. Seja na juventude ou na vida adulta. Por isso, o papel do coach é explorar as possibilidades de cada um e oferecer opções. Com o curso de pós-graduação em Coaching, é possível aprender como fazer essa mentoria de uma forma assertiva e segura. Além, claro, de se diferenciar no mercado, com uma certificação. 

Estude gestão de pessoas na UniBF e saia na frente!

E então, já decidiu como vai começar uma pós-graduação em  gestão de pessoas? Escolha uma especialização da UniBF e comece hoje mesmo! Nossos cursos são 100% online, intensivos e com início imediato. Você pode concluir todas as pós-graduações que citamos acima a partir de 4 meses. Além disso, com um certificado em gestão de pessoas, é possível encontrar uma vaga em concurso público que valorize essa carreira. 

Se você se interessou em saber mais sobre um curso de pós-graduação em específico, basta fazer sua pré-inscrição abaixo e aguardar o contato de um de nossos consultores. 

Inscreva-se aqui.  

Esta página faz uso de cookies para melhorar o seu desempenho e funcionamento do nosso site. Utilizando os cookies, estamos coletando e armazenando temporariamente alguns dados pessoais. Para mais informações, disponibilizamos nossa Política de Privacidade e Termo de Uso.